Mercado Municipal de Santo Amaro

Localização: Praça Francisco Ferreira Lopes

A Vila de Santo Amaro abastecia a capital de madeiras, cereais e outras mercadorias produzidas na região ou recebidas das cidades de Itapecerica e Embu. A função de entreposto comercial propiciou à vila um rápido crescimento, o que fez com que a Câmara Municipal propusesse a construção de um edifício destinado à comercialização de tais produtos. Em 1896, finalmente, iniciou-se a construção do Mercado de Santo Amaro que foi inaugurado em 23/5/1897 e manteve sua função original até 1958, quando foi utilizado para usos diversos. Após o restauro efetuado pela prefeitura, abriga atividades da Secretaria Municipal de Cultura. Construído em alvenaria de tijolos, o edifício tem influências mouriscas e é marcado pelo lanternim central e pelos alpendres laterais que não faziam parte do projeto original, tendo sido executados na ampliação de 1903.

Fonte Eneida Malerbi

Número do Processo: 16705/70