Colégio Dante Alighieri – Edifícios Leonardo Da Vinci e Colméia, incluindo pátio

Localização: Alameda Jaú, 1061

A educação foi considerada elemento para constituição da identidade italiana, servindo o ensino da língua como ferramenta para unificação dos distintos grupos que formavam o povo italiano dentro e fora da Itália. As origens do Instituto Médio Ítalo-Brasileiro “Dante Alighieri” de São Paulo remontam ao ano de 1889, com a fundação da Società Dante Alighieri (SDA), em Roma.

Em 1908, Rodolfo Crespi reuniu doações para a criação do Instituto Medio Italo Brasiliano Dante Alighieri. O IMDA iniciou a instalação do colégio em 1911, comprando um terreno próximo à Avenida Paulista e ao Parque Villon (atual Trianon), iniciando as atividades no ano seguinte.

No início da Segunda Guerra Mundial, a direção do IMDA foi assumida por Fábio da Silva Prado e, posteriormente, por um interventor indicado pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS). Entre 1943 e 1944, a escola foi administrada pelo governo federal. Até 1946, funcionou como Colégio Visconde de São Leopoldo, quando se tornou o atual Colégio Dante Alighieri.

O edifício principal e mais antigo (denominado Leonardo da Vinci) foi projetado pelo engenheiro Giuseppe Chiappori em colaboração com o arquiteto e conde fiorentino Giulio Micheli (Micheli e Chiappori), que a partir de 1894 associou-se a Luigi Pucci e confiou a construção do pavilhão central e da capela da Santa Casa de Misericórdia ao sócio. O conjunto foi ampliado e sofreu diversas adaptações ao longo das décadas, sendo composto por cinco prédios, um edifício anexo identificado por “Colméia”, instalações para práticas esportivas e áreas para estacionamento e circulação.

Fonte Processo de Tombamento

Número do Processo: 68008/13

Resolução de Tombamento:  Resolução SC-062, de 19/12/2017

Livro do Tombo Histórico: inscrição nº 467, p. 143.

Publicação do Diário Oficial

Rolar para cima