Sede do Sítio Santo Antônio

Localização: Estrada da Mata da Câmara, São Roque

Fernão Pais de Barros mandou construir, por volta de 1640, a sede da fazenda e, posteriormente, a capela, originalmente oratório, segundo licença solicitada em 1681. No século XIX, o imóvel teve uma de suas paredes pintada pelo mestiço de nome Belisário, agregado do proprietário Antonio Joaquim da Rosa, barão de Piratininga.

O partido é típico das casas bandeiristas, destacando-se das demais pelo equilíbrio de suas proporções e pela localização da capela, edificada separada da sede. Estas duas edificações foram construídas em taipa de pilão, sobre embasamento de pedra. A capela possui torre, alpendre e um belo trabalho em madeira treliçada. Em seu interior se sobressaem o púlpito, retábulos em madeira esculpida em baixos relevos e as pinturas dos tetos da nave e capela-mor.

Mário de Andrade, escritor e poeta, tornou-se seu proprietário em 1944 e, após a sua morte, a propriedade passou a pertencer ao Iphan.

Fonte:  Processo de Tombamento

Tombamento Condephaat ex-officio em 11/12/74

Tombamento Iphan em 22/01/41

Livro do Tombo Histórico:  inscrição nº 99, p. 13.