Remanescentes da Vila Colonial e Porto das Naus

Localização: São Vicente

A origem de São Vicente remonta à época do início da colonização do Brasil, quando era ainda feitoria. Foi a primeira vila oficialmente fundada no Brasil, em 1532, com a chegada de Martim Afonso de Sousa.

Os remanescentes da Vila Colonial de São Vicente, Porto das Naus e Igreja Matriz, localizam-se, respectivamente, na parte continental, em uma área definida pela cumiada do morro do Japuí (linha de fundo), ribeira (linha de frente), perpendicular baixada do pegão da Ponte Pênsil (lado direito) e perpendicular baixada do sopé extremo do Japuí (lado esquerdo); e na parte insular.

O tombamento das ruínas do Porto das Naus, em pedra e cal, incluiu o espelho d’água que acompanha toda a linha de frente, continental, acima determinada, com 1 km de largura.

A igreja matriz, reconstruída em 1757, em pedra e cal, possui ainda vestígios da construção do século XVI, como colunas, sacrário e imagens em terra-cota, entre elas, Nossa Senhora da Conceição e a de Santo Antônio, de autoria de Gonçalo Fernandes, de 1560.

Fonte:  Arq. Marco A. Lança

Número do Processo:  00373/73

Tombamento Condephaat ex-officio em 30/03/82

Tombamento Iphan em 17/01/55

Livro do Tombo Histórico:  inscrição nº 162, p. 36.

Rolar para cima