Capela da Penha, bairro rural do Carafá

Localização: Estrada Pedro Monari, s/n

A Capela de Nossa Senhora da Penha está localizada na Serra de São Francisco em Sorocaba, no limite com o município de Votorantim, sendo acessada pela Estrada Pedro Monari, bairro rural do Karafá (ou Carafá). Localizada na região paulista epicêntrica do bandeirismo – e depois do tropeirismo – foi construída e reconstruída por agentes determinantes da ocupação e do povoamento dos territórios de além-Tratado de Tordesilhas.

Trata-se de um marco remanescente dos caminhos percorridos pelo bandeirismo e pelo tropeirismo em São Paulo que conduziram, inclusive, à fundação de Cuiabá, no Mato Grosso, e ao início das denominadas Monções. Os estudos de tombamento evidenciaram que a Capela da Penha materializou processos históricos caracterizadores do período colonial. Sua trajetória representa contextos socioeconômicos e culturais das atividades de escravização de indígenas e do início da mineração no país, além da aculturação dos povos ameríndios e da formação da sociedade brasileira. Os estudos também demonstraram que a sua denominação coincide com a invocação à Nossa Senhora da Penha na descoberta das minas auríferas cuiabanas por bandeirantes de Sorocaba, relacionando-se também ao porto monçoeiro da freguesia de Nossa Senhora da Penha de Araritaguaba (atual município de Porto Feliz). Constitui, portanto, um documento edificado da religiosidade das bandeiras e rotas tropeiras. As pesquisas indicaram que a primeira edificação da capela foi erigida no final do século XVII e que a construção remanescente foi erigida a partir de 1724, com estruturas em taipa de pilão e mão de obra de indígenas escravizados. A materialidade do edifício foi alterada devido a incêndios e subsequentes restauros. Contudo, a ermida conservou os traços característicos das capelas rurais bandeiristas e ainda é possível observar indícios das técnicas construtivas empregadas originalmente.

A capela ainda cumpre sua função original, sendo o ponto final de uma procissão religiosa anual denominada Caminhada da Penha. É também uma referência na paisagem por situar-se em um promontório na Serra de São Francisco, cuja angulação e altitude proporcionam uma perspectiva panorâmica privilegiada de Sorocaba e região. O conjunto de cachoeiras e trilhas nos arredores realçam os atributos turísticos do local. O tombamento considerou que a excepcionalidade da Capela da Penha decorre de um conjunto de valores históricos, geográficos e paisagísticos singulares, cuja representatividade extrapola os méritos religiosos e arquitetônicos, tornando-a um remanescente de diversas referências culturais.

Fonte Processo de Tombamento

Número do Processo:  39.595/00

Resolução de Tombamento:  Resolução SC-19, de 05/05/2021.

Publicação do Diário Oficial

Rolar para cima