Cadeia e Fórum de Ilhabela

Localização: Praça Coronel Julião, 40

Em 23 de Janeiro de 1809, a freguesia de Nossa Senhora da Ajuda e do Bom Sucesso elevou-se à Vila Bela da Princesa e, em 1901, à categoria de cidade com a denominação de Formosa. Foi somente em 1944 que se tornou município, recebendo o nome de Ilhabela. Até o final do século XIX, a câmara e cadeia de Ilhabela encontravam-se instaladas em um único edifício. Com o advento da República, o governo determinou a construção de edifícios com uso concomitante de cadeia e fórum, passando as câmaras a funcionarem isoladamente. O projeto do edifício da Cadeia e Fórum de Ilhabela, concluído em 1913, é de autoria do projetista G. B. Maroni da Secretaria de Viação e Obras Públicas, em estilo eclético. No pavimento térreo funcionava a cadeia e, no superior, o fórum. Com o abandono de suas funções originais, o edifício abrigou outras instituições.

Fonte Processo de Tombamento

Resolução de Tombamento:  Resolução 48 de 31/08/2001