Sobrado na Praça da Bandeira

Localização:  Praça da Bandeira, 55 – Amparo

Este sobrado foi construído, em 1895, por Felício de Campos Cintra, rico fazendeiro de café em Amparo. Parte do seu patrimônio foi transferido para a Fazenda do Estado, inclusive este imóvel, ora revertido à municipalidade, em razão do seu único filho, Hildebrando Cantinho Cintra, não ter deixado herdeiros.

Construído em alvenaria de tijolos, apresenta em sua fachada ornamentos neoclássicos. O acesso principal, localizado em uma de suas laterais, é feito através de um alpendre guarnecido com colunas e gradil em ferro trabalhado. Os pisos são de mármore na escada e de ladrilho hidráulico no alpendre. Na cobertura foram utilizadas telhas do tipo capa e canal.

Encontra-se implantado em terreno com desnível, em lote de esquina, tendo sido aproveitada esta característica para a introdução de um porão habitável, cujas paredes, em pedra, têm a função de arrimo.

Número do Processo:  24326/85

Resolução de Tombamento: Resolução Secretaria da Cultura 62 de 28/10/88