Paço Municipal de Santo André

Localização: Praça IV Centenário s/nº

O projeto resultou de concurso público de arquitetura realizado no ano de 1965, do qual o escritório Rino Levi foi vencedor. Previu-se a construção de quatro edifícios: a torre maior para abrigar atividades do Poder Executivo, seguido do edifício do Poder Legislativo, cuja plenária recebe um desenho especial que é coroado com uma forma estrelar e o centro cultural cujo desenho também peculiar do teatro garante seu destaque no restante do conjunto. O prédio que abriga o Poder Judiciário não é de autoria do escritório Rino Levi, porém dialoga muito bem com o restante do conjunto, já que tinha sua implantação e volume previstos no plano original.

O conjunto do Paço Municipal de Santo André expressa a idéia de cidade moderna defendida pelo arquiteto, uma concepção urbanística de utopia democrática; espaço público “(…) como centro de convergência da população. Centro destinado a atrair as pessoas e propiciar ambiente para o conjunto humano, a troca de idéias e as manifestações da vida em sociedade.”  (LEVI, 1974:158)

O projeto articula o conceito de espaço presente em centros cívicos como a concepção do centro administrativo de Curitiba de 1951 e a da Praça dos Três Poderes de Brasília. Houve aproveitamento do terreno com a criação de vários planos e de praças intermediárias, sem a utilização de aterros.

O projeto paisagístico presente no nível superior e intermediário é de autoria de Roberto Burle Marx, parceiro freqüente de Rino Levi. Proposta que estabelece um desenho geométrico de canteiros e jardins que se misturam a caminhos de mosaico português.

Resolução de Tombamento:  Resolução 15 de 08/04/2013

Livro do Tombo Histórico: inscrição nº 397, p. 115.