Edifício do Banco Itaú, anteriormente sede do Banco Sulamericano

Localização: Av. Paulista nº 1938/1948

Trata-se de edifício comercial projetado por Rino Levi que, em conjunto com outros projetos  de sua autoria já tombados, representa características essenciais de sua produção. Destacam-se neste edifício, a contraposição entre os volumes horizontal, vertical e de escada, o tratamento das superfícies externas e a aplicação rígida da concepção de planta livre e estrutura modulada de concreto armado. A fachada paralela à avenida recebe um tratamento gráfico por meio de placas de mármore, compondo um painel de padrão geométrico de sutil desenho Há filete de granito na perpendicular marcando cada andar, nos intervalos há peças de mármore de desenho retangular. A caixa de escadas original é integralmente revestida de pastilhas de vidro (vidrotil).

O mesmo jogo de pequenos filetes aparece na calçada do térreo e no interior do saguão. O forro do saguão é feito de madeira com quadriculados. As luminárias de desenho moderno são originais.

Há um grande painel de Burle Marx aos fundos da agência, com peças de madeira natural encaixadas, formando quadros geométricos, presos em painéis laminados (tipo fórmica) de cor branca.

Fonte Processo de Tombamento

Número do Processo:  33183/95

Resolução de Tombamento:  Resolução 81 de 20/08/2013

Livro do Tombo Histórico:  inscrição nº 405, pgs. 119 e 120

Publicação do Diário Oficial

Rolar para cima