Casa do Conde do Pinhal

Localização: Rua Conde do Pinhal, esquina com a Avenida São Carlos – São Carlos

Antonio Carlos de Arruda Botelho, o conde do Pinhal, nasceu em Piracicaba, em 1827. Grande proprietário de terras, ocupou os cargos de juiz de paz e deputado provincial, além de ter sido um grande empreendedor de projetos, como o da Estrada de Ferro de Rio Claro.
Em 1887, o conde do Pinhal mandou construir a sua residência, cópia da casa do marquês de Três Rios, com quem mantinha estreitos laços de amizade. Construção típica do ecletismo, as fachadas possuem características próprias do neoclássico: frontões, cimalhas e platibandas. Os balcões são em ferro fundido e o piso em pinho de Riga. O imóvel foi utilizado como residência até 1907 e, em seguida, abrigou o Colégio de São Carlos das Irmãs do Santíssimo Sacramento. A partir de 1921, tornou-se propriedade da prefeitura que lá se instalou, juntamente com a Câmara Municipal.

Fonte Kátia Maria Abud

Resolução de Tombamento:  Resolução 23/10/1978