Localização: São Caetano, Dr. Luiz Piza, Prof. Leôncio Gurgel, Dr. Cláudio de Souza, Economizadora, Euricles Félix de Matos e Av. do Estado
Atenção! Para orientações e diretrizes para intervir em imóveis localizados na área da Vila Economizadora, consulte a “Cartilha de Orientação aos moradores para reforma, restauro e conservação”.
No início do século XX, novas construções e loteamentos marcaram decisivamente as mudanças no aspecto das cidades. Proliferaram-se os bairros operários, principalmente ao redor das estações ferroviárias, das novas linhas de bondes ou próximas das concentrações fabris. Empreendimento da Sociedade Mútua Economizadora Paulista, a Vila Economizadora é um exemplar de conjunto residencial operário originalmente constituído de 134 unidades, distribuídas entre residências e armazéns. Foi construída pelo empreiteiro italiano Antonio Bocchini, entre os anos de 1908 e 1915, no alinhamento frontal dos lotes, com entradas laterais, em área dividida por cinco ruas, com nomes dos sócios da companhia financeira de empréstimos. As casas foram alugadas, a preços baixos, principalmente a imigrantes italianos. Em 1935, João Ugliengo, presidente do Moinho Santista, comprou a vila que continuou alugada a inquilinos.
Fonte Carlos Lemos
Número do Processo: 20213/77
Resolução de Tombamento: Resolução 36 de 27/09/1980
Livro do Tombo Histórico: inscrição nº 135, p. 25, 29/05/1981
Publicação do Diário Oficial
Área Envoltória