Teatro São João da Boa Vista

Localização: Praça da Catedral, 22, esquina com a Rua Antonina Junqueira

Em 1911, a proposta de se construir um teatro na cidade era tema de discussões na Câmara Municipal que, inicialmente, concedeu permissão ao major José Evangelista de Almeida para executá-lo, e, em seguida, à Sociedade Anônima Companhia Teatral Sanjoanense. Logo após a sua inauguração, com o advento da guerra e a difusão do cinema, o teatro entrou em decadência. Para evitar a descaracterização do palco e, ao mesmo tempo, compatibilizar os usos de teatro e cinema, as projeções de filmes eram feitas em uma tela portátil de projeção. Edifício de sólida construção, com uma área de 1.136,78 m², foi projetado pelo arquiteto italiano J. Pucci e construído por Antonio Lanzac. A estrutura metálica e o cimento utilizados vieram da Alemanha e, as telhas, de Marselha. Após o tombamento, teve início a obra de restauração.

Fonte Maria Luiza Tucci Carneiro

Resolução de Tombamento:  Resolução 3 de 19/01/1987