Sistema Viário, Área Verde e Cj Arquitetônico da Antiga Fazenda Monte Alegre

Localização: Cuiabá, 370 – Ribeirão Preto

As terras do Campus da USP originaram-se da antiga Fazenda Monte Alegre, cujas construções foram concluídas em torno de 1874. Destas, a sede foi o único imóvel que se conservou íntegro, abrigando atualmente o Museu Histórico Municipal. O governo estadual, já proprietário da fazenda em 1942, instalou na propriedade a Escola de Agricultura Getúlio Vargas, desativada em 1948. Durante este período todas as obras da escola foram executadas,segundo projeto neocolonial, do qual fazem parte um pavilhão principal, residências de professores, ginásio e instalações para esportes, inúmeros pavilhões ligados à prática agrícola e, ainda, toda uma infra-estrutura viária e de abastecimento hidráulico. Quatro anos depois de desativado o conjunto, a Faculdade de Medicina passou a ocupar as instalações, promovendo ao longo do tempo ampliações para atender às necessidades dos novos programas.

Fonte Sílvia Ferreira Santos Wolff

Resolução de Tombamento:  Resolução 7 de 22/03/1994