Residência de Olívio Gomes e Parque Ajardinado

Localização: Av. Sebastião Gualberto nº 545, São José dos Campos

“Primeira obra (do arquiteto Rino Levi) realizada para o empresário Olívio Gomes, esta casa, situada no limite da várzea do rio Paraíba, é inteiramente concebida para a fruição da paisagem. A colaboração com Burle Marx encontra aqui sua mais completa sintonia: painéis e jardins são componentes ativos na realização do partido do projeto. O jardim expande o espaço interno, constituindo uma transição para paisagem mais ao longe. Os painéis principais sintetizam a forma da casa em seu ponto fulcral, do qual partem centrifugamente as linhas do espelho d’água, canteiros, muros de arrimo e viveiros de pássaro. Os pormenores construtivos também encontram aqui uma sofisticação sem precedentes na obra de Levi. Para abrir completamente os dormitórios para a paisagem, as folhas das janelas são elevadas por um sistema de contrapesos que as embute completamente na testada da casa” (ANELLI, Renato, Rino Levi: Arquitetura e Cidade, São Paulo: Romano Guerra, 2001, p. 118, 119).

Os detalhes construtivos, a seleção de materiais, os sistemas de ventilação e iluminação são cuidadosos e característicos do repertório do arquiteto: inovadores e sempre pensados na busca de associar o melhor desenho ao cumprimento adequado das funções: o notável sistema de caixilhos dos quartos, vãos iluminados sobre a bancada da pia da cozinha, divisórias de armários entre os ambientes são alguns exemplos. O uso das cores também é objeto de projeto sofisticado e cria efeitos como o da parede negra da sala em contraste com a paisagem feérica do exterior e o das duas cores dividindo a rampa que interliga as áreas sociais: sala e salão de festas de modo a anular o impacto da parede lisa.

A casa em sua relação indissociável com a paisagem e com o jardim criado por Burle Marx, em perfeita sintonia com a arquitetura e o ambiente, situa-se em meio a uma zona de proteção legalmente estabelecida pelo município de 800.000 m² e inclui áreas de mata, lago e as instalações da antiga Tecelagem Paraíba.

Fonte Arq. Adda Ungaretti / Processo de Tombamento

Número do Processo:  37352/98

Resolução de Tombamento:  Resolução 97, de 23/10/2013

Livro do Tombo Histórico:  inscrição nº 408, p. 121.

Publicação do Diário Oficial

Rolar para cima