Parque da Aclimação e Áreas Verdes Adjacentes

Localização: Rua Muniz de Souza, 1119 – Aclimação

O Parque da Aclimação foi implantado por Carlos José Botelho, filho do Conde de Pinhal, no final do século XIX. No local construiu uma granja leiteira, fornecedora de leite às famílias paulistanas, com gado que importou da Holanda, aclimatados em área com plantação de eucaliptos. Tornou-se centro de interesse de pecuaristas do Estado de São Paulo e sediou a 1a Exposição Estadual de Gado Aclimatado. Nos anos 30, os Botelho iniciaram o retalhamento das terras adjacentes ao parque e, em 1939, a Prefeitura Municipal de São Paulo adquiriu-o. Além de contar com bosques de eucaliptos, o parque apresenta cerca de 35 espécies de plantas, entre arbustivas e arbóreas como jequitibás, jacarandás, cedros, copaíbas, pau-ferro, pau-brasil, araribás, ipês, quaresmeiras, guapuruvus e paineiras, importantes para o abrigo à fauna existente e para conter os processos erosivos dos solos.

Fonte Processo de Tombamento

Resolução de Tombamento:  Resolução 42 de 02/10/1986

Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: inscrição nº 19, p. 305, 13/10/1986

Área Envoltória