Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz

Localização: Avenida Tiradentes, 676

As primeiras referências à ermida da Luz datam do final do século XVI. A pequena capela, muito procurada por fiéis e viajantes que transitavam pelo caminho ou “estrada real”, que cortava os campos do Guaré, conservou-se até 1729, permanecendo abandonada até meados deste século, quando por iniciativa da irmã Helena Maria do Sacramento e do frei Antônio Sant’Ana Galvão foram realizadas obras de ampliação, inauguradas em 1774, recebendo a denominação de Convento de Nossa Senhora da Luz da Divina Providência. Nesta ocasião, algumas paredes de taipa foram reforçadas, o madeiramento substituído e alguns cômodos construídos. No terreno contíguo foi construído o atual edifício do mosteiro cujas obras duraram cerca de 48 anos.

Edificada em taipa de pilão, a igreja possui duas fachadas, a mais antiga, voltada para o centro e, a mais recente, para a Avenida Tiradentes.

Em 1970, a ala esquerda, restaurada, foi ocupada pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo – http://museuartesacra.org.br/ , criado por Decreto Estadual em 28/10/1969.

Fonte: Eneida Malerbi

Número do Processo: 22.057/82

Resolução de Tombamento:  ex-officio em 27/08/79 e 12/05/82

Livro do Tombo Histórico:  inscrição nº 38, pg. 03.

Rolar para cima