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Instalada em 1911, a construção desta escola fez parte de projeto implantado em 10 municípios cujas plantas eram as mesmas e as fachadas diferentes reelaboradas por diversos arquitetos. O projeto desta foi assinado por Capelache de Gusbert.
É uma das integrantes de conjunto de 126 escolas públicas construídas pelo Governo do Estado de São Paulo entre 1890 e 1930 que compartilham significados cultural, histórico e arquitetônico. Essas edificações expressam o caráter inovador e modelar das políticas públicas educacionais que, durante a Primeira República, reconheceram como inerente ao papel do Estado a promoção do ensino básico, dito primário, e a formação de professores bem preparados para tal função. Quanto às políticas de construção de obras públicas, são representativas pela estruturação racional de se instalar edificações adequadas ao programa pedagógico por todo o interior e capital do Estado.
Destaca-se a qualidade do conjunto caracterizado pela técnica construtiva simples, consolidando o uso de alvenaria de tijolos e por uma linguagem estilística que simplificou os atributos da tradição clássica acadêmica. A organização espacial era concebida incorporando preceitos e recomendações de higiene, insolação e ventilação previstos na cultura arquitetônica que vinha se firmando desde o século XIX. O programa pedagógico distribuía essencialmente salas de aulas ao longo de eixos de circulação em plantas simétricas. Aos poucos se firmaram em projetos arquitetônicos padronizados que se repetiam com pouca ou nenhuma variação em mais de um município.
Fonte Processo de Tombamento
Número do Processo: 24929/86
Resolução de Tombamento: Resolução 60 de 21/07/2010
Livro do Tombo Histórico: inscrição nº 377, p. 103 a 110, 05/09/2011.
Código Sec. Est. Educ.: 03.26.106
Publicação do Diário Oficial