Conjunto Ferroviário de Ribeirão Pires

Localização: Rua Capitão José Gallo, Avenida Kaethe Richers, Rua Alfredo Botacin, Avenida Santo André, Praça Hermenegildo Baldi e Rua do Comércio, s/ nº – Ribeirão Pires

O Conjunto Ferroviário de Ribeirão Pires compreende o perímetro conformado pelos logradouros: Rua Capitão José Gallo; muros da CPTM na divisa com os imóveis àquela via; muros da CPTM na divisa com os imóveis à Avenida Kaethe Richers; extremidade sudeste das plataformas; Rua Alfredo Botacin; muros da CPTM na divisa com os imóveis à Avenida Santo André; Avenida Santo André; Praça Hermenegildo Baldi; Rua do Comércio; limite da via férrea leste; face norte do Armazém; Rua Capitão José Gallo.

O Conjunto Ferroviário de Ribeirão Pires foi implantado ao longo da antiga São Paulo Railway, posteriormente denominada Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, a primeira linha ferroviária em território paulista, que conectou o planalto ao litoral. O conjunto, composto por Estação, Armazém e Vila Ferroviária, representa o período de consolidação da companhia e promoveu o desenvolvimento da região. As tipologias arquitetônicas refletem o partido adotado pelos ingleses nas primeiras construções ferroviárias de São Paulo, com a introdução de novas técnicas como a alvenaria de tijolos e o ferro fundido. Sua vila registra a forma de moradia associada ao segmento de ferroviários e mantém o valor simbólico para a compreensão do conjunto de estações ao longo da linha.

Fonte Processo de Tombamento

Número do Processo:  60313/09

Resolução de Tombamento:  Resolução 89 de 18/10/2011

Livro do Tombo Histórico:  inscrição nº 389, p. 112/113, 11/10/2012

Publicação do Diário Oficial

Rolar para cima