Conjunto da Estação Ferroviária de Sumaré

Localização: Município de Sumaré – ver perímetro do tombamento abaixo

O Conjunto da Estação Ferroviária de Sumaré é formado pelo Prédio da Estação Ferroviária de Sumaré da antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro; Prédio da Subestação Elétrica; Conjunto de residências da Vila de Engenheiros, de números 1, 2, 3 e 4 e s/nº; Caixa d’água; Residência do Chefe da Estação da Vila Ferroviária, de nº 04, no lado oposto à Estação e à via férrea; e Postes de Iluminação Elétrica.

Perímetro do tombamento: Rua Bandeirantes com a Av. Sete de Setembro, seguindo no sentido sudeste da Rua Bandeirantes, pelo lado do Conjunto Ferroviário; deflete a sudoeste na esquina da Rua Justino França; deflete a sudeste na esquina da R. Antonio Jorge Chebab; deflete a nordeste a aproximadamente 25 metros de distância da Av. José Mancini, junto aos muros de divisa da área da Subestação Elétrica com os imóveis vizinhos ao conjunto; segue pelos referidos muros, defletindo a sudoeste e a nordeste ao redor da Vila de Engenheiros; segue em linha reta na projeção dos muros até o encontro com a via férrea oeste, onde deflete a noroeste; segue por esta via até defletir a nordeste no alinhamento da Rua Joaquim Raposeiro; deflete a noroeste na Rua Sem Nome que dá acesso à Vila Ferroviária (no lado oposto à Estação); deflete, junto aos muros de divisa da Residência do Chefe da Estação, respectivamente a nordeste, noroeste e sudoeste, voltando à rua sem nome junto à via no sentido noroeste; deflete a sudoeste e segue na projeção do alinhamento das construções sitas no lado sudeste da Praça da República, cruzando as vias férreas; deflete a sudoeste, incorporando-se a Praça de Acesso à Estação, na Rua Bandeirantes e segue até o ponto inicial, conformando o perímetro.

O Conjunto da Estação Ferroviária de Sumaré é marco da primeira fase do avanço da Companhia Paulista de Estradas de Ferro (CPEF) pela região de Campinas, e foi propulsor da formação da atual cidade de Sumaré. Sumaré é raro exemplar de conjunto com a presença da Subestação Elétrica, representando o pioneirismo da Companhia Paulista na eletrificação ferroviária brasileira. O partido arquitetônico reflete, portanto, o período de implantação da linha, em 1875, e também sua posterior eletrificação, nas primeiras décadas do século XX. O conjunto é constituído pelos seguintes elementos: Estação Ferroviária; Subestação Elétrica; conjunto de residências da Vila de Engenheiros da subestação; caixa d’água; residência do Chefe da Estação da Vila Ferroviária; e os postes de iluminação elétrica, e as moradias, situadas à beira de linha, registram formas de morar próprias da ferrovia.

Fonte Processo de Tombamento

Número do Processo:  46225/03

Resolução de Tombamento:  Resolução 04 de 06/02/2013 e Resolução SC-26 de 03/06/2013

Livro do Tombo Histórico: nº 432, pgs. 129-130.

Publicação do Diário Oficial

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