Casa Guilherme de Almeida

Localização: Rua Macapá, 387

Casa em que residiu e trabalhou por mais de vinte anos o escritor Guilherme de Almeida, profissional de relevância no panorama cultural do século XX, tendo sido personagem inicialmente vinculado ao modernismo, propositor de criações simbólicas de afirmação da identidade paulista, como o hino e brasão de São Paulo.

Esta casa teve importante papel como espaço de sociabilidade, em que literatos e membros da elite paulista se reuniam e é também residência que representa padrões de hábitos de moradia e de arquitetura das camadas médias paulistanas de meados do século XX na cidade de São Paulo, particularmente a de residências em bairros-jardins, como é o modelo urbanístico do Pacaembuzinho, em que se localiza a casa.

A Casa Guilherme de Almeida mantém acervo de móveis e objetos que permite a reconstituição de aspectos do morar paulistano de meados do século XX e da produção intelectual do escritor Guilherme de Almeida. Também se preserva  rica biblioteca especialmente ligada aos temas do modernismo, história paulista e obras do próprio escritor, bem coleção de obras de arte cuja maior parte foi obtida em função de íntima relação do escritor com os artistas que as produziram.

A arquitetura da Casa, obra de Sylvio Jaguaribe Eckman é representante de desenvolvimentos da tendência arquitetônica neocolonial, especificamente na vertente que recriava temas ligados à tradição colonial hispano- americana com matrizes na América do Norte.

Fonte: Processo de Tombamento

Número do Processo:  68009/13

Resolução de Tombamento:  Resolução SC-47 de 19/12/19.

Publicação do Diário Oficial

Rolar para cima