Casa de Cultura Dr. Ariovaldo Correa

Localização: Praça Anísio José Moreira, 22-50 – Mirassol

Inaugurado em 1929 para abrigar o Cine Theatro São Pedro, esse imóvel é da época em que começavam a surgir na capital paulista os primeiros arranha-céus, inspirando no interior paulista a construção de edifícios, senão verticalizados, pelo menos de grande porte, como sintomas do culto ao moderno e arrojado. No caso do antigo Cine Theatro, são notáveis, além do porte, outras características: a inserção na região Araraquarense; o pioneirismo do construtor, Cândido Brasil Estrela, ao dotar a cidade de um centro de lazer diversificado, com cinema, teatro e até um rinque de patinação; e o uso de concreto armado na construção. Neste imóvel hoje funciona a Casa de Cultura Dr. Ariovaldo Corrêa, referência cultural importante para Mirassol.

Fonte Ana Luiza Martins

Resolução de Tombamento: Resolução SC-20, de 01/08/2008.

Livro do Tombo Histórico:  inscrição 360, de 24/11/2008