Casa de Câmara e Cadeia de Itapetininga

Localização: Praça Marechal Deodoro 305

O prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia e Prefeitura de Itapetininga é exemplar da primeira metade do século XIX da tipologia de edifício funcional para administração e segurança públicas de matrizes lusitanas, que se reproduziu desde o período colonial em todo o Brasil. É edificação representativa do papel de Itapetininga no conjunto das instalações do percurso conhecido como Caminho das Tropas. Insere-se no conjunto de edificações ligadas à administração e segurança construídas em taipa de pilão no século XIX em Piedade, Mogi das Cruzes e Atibaia.

O prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia foi construído em etapas, sendo o primeiro pavimento de 1830 e o segundo da década de 1850, o que exemplifica o processo de transformação de edificações públicas para adaptar-se ao desenvolvimento dos locais em que se instalavam.  A edificação sofreu expressivas transformações no século XX, com supressão de paredes e mudanças de linguagem plástica, momento em que se optou pelo estilo neocolonial, usual para edificações de caráter público nos anos 1940.

Fonte: Processo de Tombamento

Resolução de Tombamento:  Resolução SC-111 de 07/11/18.

Livro do Tombo Histórico:  inscrição nº 483, p. 152.