Casa de Câmara e Cadeia de Santos

Localização: Praça dos Andradas, s/nº

A cidade de Santos foi fundada, em 1543, por Brás Cubas, em terras de sesmarias doadas a Martim Afonso de Souza por D. João III, no local conhecido como Porto de São Vicente. Foi elevada à categoria de cidade em 26/1/1839. Neste mesmo ano iniciou-se a construção da Casa de Câmara e Cadeia que foi concluída apenas trinta anos depois, devido a contratempos em decorrência das guerras do Uruguai e Paraguai. Em 1869, instalou-se no edifício a Câmara de Santos, lá funcionando por 25 anos e, um ano depois, no pavimento térreo, a cadeia, com oito prisões.

Isolada na quadra, sua construção, em pedra e cal, é assobradada na parte frontal e térrea nos fundos. A sua planta se desenvolve em torno de um pátio interno e é simétrica em relação ao seu eixo longitudinal.

Fazem parte do tombamento a praça fronteira e o arvoredo ao redor.

Fonte: Processo de Tombamento

Número do Processo:  360/73

Tombamento Condephaat ex-officio em 11/12/74

Tombamento Iphan em 12/05/59

Livro do Tombo Histórico:  inscrição nº 90, pg. 10.