Casa de Câmara e Cadeia de Areias

Localização:  Praça Dr. Celidônio, 20 – Areias

O núcleo inicial de Areias, ponto de concentração de tropeiros, surgiu por volta de 1770, com a denominação de Santana da Paraíba Nova. Em 1816, através de alvará emitido por D. João VI, foi elevada à categoria de Vila de São Miguel das Areias. O desenvolvimento desta cidade deve-se ao cultivo do café, nesta região, em meados do século XIX. Provavelmente neste período foi construída a Casa de Câmara e Cadeia em taipa de pilão, com planta retangular,  isolada na quadra e com um grande recuo frontal. A cobertura é em quatro águas com telhas capa e canal e um grande beiral. As pesadas grades de ferro da antiga cadeia, no pavimento térreo, ainda podem ser vistas em seus locais de origem. Atualmente é ocupada pela Secretaria de Estado do Bem-Estar Social. Para adaptá-la ao novo uso foram introduzidos sanitários e cozinha, azulejados.

Número do Processo:  21702/81

Resolução de Tombamento:  Resolução 38 de 11/05/1982