Capela do Divino Espírito Santo do Cerrado

Localização: Largo do Divino, s/ nº, bairro Vila Espírito Santo

A Capela do Divino Espírito Santo está localizada no município de Sorocaba, região precursora da industrialização e também do emprego de nova técnica construtiva do tijolo queimado, que foi utilizada na construção do edifício de 1883. Sua implantação isolada no Largo do Divino – logradouro de grandes proporções, cujas características privilegiam a visibilidade e ambiência do referido bem – também remete ao período em que servia de local de parada dos tropeiros, sendo construída junto à divisa dos fundos do largo e de frente para o campo, onde estacionavam as tropas. A construção se configura como importante documento da religiosidade popular ligado ao tropeirismo, sendo uma das referências sagradas onde os viajantes, que chegavam ou partiam de Sorocaba, paravam para agradecer ao Espírito Santo a jornada realizada ou a realizar.

Fonte: Processo de Tombamento

Resolução de Tombamento:  Resolução SC-01 de 07/01/20.