Capela Cristo Operário

Localização: Rua Vergueiro, 7.290 – Vila Brasílio Machado

A Capela Cristo Operário, atualmente propriedade da Sociedade Impulsionadora da Instrução da Ordem dos Dominicanos, foi  construída pelo frei João Batista Pereira dos Santos, no início da década de 1950, quando desenvolveu um trabalho social junto à comunidade operária de Vila Brasílio Machado, no alto do Ipiranga.
A sua proposta, influenciada pelo movimento Economia e Humanismo, consistia em criar uma comunidade de trabalho que aliasse à doutrina moral a prática profissional e a formação cultural. Bem relacionado, Frei João Batista ofereceu cursos ministrados por Alfredo Volpi e Roberto Burle Marx, além de instalar, no local, a fábrica de móveis Unilabor, dissolvida em meados da década de 1960 por motivos ideológicos, econômicos e políticos.
No interior da capela concentram-se obras de renomados artistas como Alfredo Volpi, Yolanda Mohalyi, Geraldo de Barros, Giuliana Segre Giorgi, Moussia Pinto Alves, Elizabeth Nobiling, Giandomenico de Marchis e Roberto Tatin. Os jardins  foram projetados por Burle Marx.

Fonte Processo de Tombamento

Número do Processo:  42558/01

Resolução de Tombamento:  Resolução 42 de 02/09/2004

Livro do Tombo Histórico:  inscrição nº 346, p. 92 e 93, 20/1/2005

Publicação do Diário Oficial

Rolar para cima