Antigo Teatro Carlos Gomes, atual Prefeitura Municipal de Guaratinguetá

Localização: Dr. Homero Ottoni nº 75

O Teatro Carlos Gomes, em Guaratinguetá, foi inaugurado no dia 1º de março de 1894, por iniciativa de Francisco Batista de França Rangel e Ignácio José Monteiro dos Santos. A planta ficou sobre a responsabilidade do engenheiro francês Justin Norbert, responsável por muitas obras no Vale do Paraíba. No final da década de 1920, a crise da economia cafeeira e a expansão das artes cinematográficas culminaram na desativação do teatro. Em 1929, o prédio foi adaptado para o funcionamento da Escola de Farmácia e Odontologia, cujo projeto foi executado pelo arquiteto e engenheiro Vicente Del Mônaco. Esta instituição educacional não obteve êxito, sendo extinta em 1933. A edificação, então, passou a abrigar a Prefeitura Municipal de Guaratinguetá, seu uso atual. Apesar dos múltiplos usos e decorrentes adaptações, as intervenções não descaracterizaram o prédio e a memória de seu primeiro uso se perpetua pela permanência da denominação de “antigo teatro”, constituindo-se assim como um último exemplar da época na região.

Fonte Hist. Amanda Walter Caporrino / Processo de Tombamento

Resolução de Tombamento:  Resolução 18 de 07/04/14