Antiga Indústria Argos

Localização: Rua Dr. Cavalcanti, 396

Fundada em 1913, a Argos Industrial S.A é uma empresa representante da segunda fase da industrialização têxtil paulista, em momento de expansão. Trata-se do último remanescente têxtil-industrial que mantém leitura de conjunto em Jundiaí, cidade importante para este setor no Estado. Sua implantação na Vila Arens é fruto de condições favoráveis ao desenvolvimento industrial, como três ferrovias (Cia. Ituana, Cia. Paulista e São Paulo Railway), a existência de rios, a topografia da região e o fornecimento de energia elétrica pela Companhia de Força e Luz de Jundiaí

O complexo Argos é um exemplar de complexo industrial difícil de localizar no Estado, ainda que parte de sua estrutura tenha sido demolida na década de 1990 para dar lugar a uma importante avenida do município. Ainda mantém boa parte da indústria, o prédio que abrigou a creche e a vila operária, todas em bom estado de conservação e em uso pela população.

O exemplar em questão é representativo não só da atividade industrial em seu fim, mas de uma concepção de relação capital x trabalho x trabalhador, e também de relações sociais entre os trabalhadores e destes com o Estado. Aquelas estruturas simbolizam o pensamento de uma época, de uma ideologia social e política que marcou o Brasil entre as décadas de 1920 e 1950 – com a criação de um arcabouço de serviços e equipamentos de bem estar social aos trabalhadores.

Fonte: Processo de Tombamento

Número do Processo:  31605/94

Resolução de Tombamento:  Resolução 65 de 19/12/2017

Livro do Tombo Histórico:  inscrição nº 466, p. 142.

Publicação do Diário Oficial

Rolar para cima