Antiga Fábrica de Tecidos Labor

Localização: Rua da Mooca nº 815 – São Paulo

Localizada na Rua da Mooca, a Fábrica de Tecidos Labor é um dos principais exemplares do patrimônio industrial na Capital paulista que apresentam um conjunto fabril ainda integrado e preservado. Fundada pela firma “Assumpção, Toledo & Companhia”, em sociedade com o empresário Giovanni Crespi, e construída a partir de 1910, a fábrica se destacou nos ramos de fiação e tecelagem de lã e algodão, atividades às quais se dedicou até ser formalmente desativada, em 1987. Os galpões, chaminés e demais remanescentes documentam, portanto, o início da industrialização paulista, bem como grande parte transformações vivenciadas pelo setor têxtil ao longo do século XX. Sua trajetória também evidencia processos econômicos e sociais que a tornam suporte para a memória daqueles que fizeram parte de sua história (operários, empresários, imigrantes, migrantes e outros). Constituindo uma permanência do perfil da Mooca de outrora, o conjunto remanescente dessa antiga tecelagem resiste aos processos de remodelação de um antigo reduto fabril paulista, sendo também representativo pelas dinâmicas urbanas atuais.

Resolução de Tombamento:  Resolução SC 101, de 27-10-2014

Livro do Tombo Histórico:  inscrição nº 422, p. 126.