Antiga Casa de Câmara e Cadeia e Antigo Fórum e Cadeia

Localização: Rua Coronel Souza Franco, 993 e 1010

A antiga Casa de Câmara e Cadeia de Mogi das Cruzes, concebida e construída em meados do século XIX (c. 1830-1860), é exemplar de taipa da tipologia de edifício funcional para administração e segurança públicas de matrizes lusitanas, que se reproduziu desde o período colonial em todo o País. Seu espaço teve uso público desde sua fundação, sofrendo adaptações, porém sem perder sua essência alude a formas de estruturação administrativa do Estado brasileiro que se formaram no período colonial, perduraram no Império e serviram de base nas reformas republicanas. Defronte ao edifício, na mesma via foi implantado,  construído com alvenaria de tijolos, no início da República, o prédio de Fórum e Cadeia para abrigar as funções da antiga sede, a partir de projeto-tipo concebido pelo arquiteto Victor Dubugras, pelo Departamento de Obras Públicas e reproduzido em diferentes cidades paulistas.

Esta situação urbana, de dois edifícios diferentes concebidos para a mesma prática, localizados frente a frente, permite a leitura imediata e a confrontação positiva entre duas tipologias, de dois momentos distintos e com formas de organização específicas, para atendimento a um mesmo programa funcional da Administração paulista.

Número do Processo: 44854/02

Resolução de Tombamento: Resolução SC-33, de 04/07/17.

Livro do Tombo Histórico: inscrição nº 460, p. 139.