Localização: Cajamar e São Paulo
Em 1910, o governo do Estado de São Paulo concedeu licença à Companhia Industrial e de Estradas de Ferro Perus-Pirapora para a construção e uso de uma ferrovia que serviria de ligação entre as cidades de São Paulo e Pirapora. Deve-se a Mário W. Tibiriçá a concretização da implantação do trecho desta ferrovia, inaugurado em 5 de agosto de 1914, cujo percurso se inicia na estação Perus da antiga São Paulo Railway, margeia o Rio Juqueri e termina em Gato Preto, atual município de Cajamar. A Ferrovia e as minas de calcário e argila de Cajamar foram adquiridas, em 1925, pela primeira fábrica de cimento portland do país, instalada em Perus, a The Brazilian Portland Cement Company, de capital canadense. A Estrada de Ferro Perus–Pirapora, com bitola de 60 cm, é tida como a única remanescente das ferrovias econômicas. O acervo é composto de material rodante, linhas férreas, oficinas, equipamentos de apoio e outras instalações.
Fonte Processo de Tombamento
Número do Processo: 21273/80
Resolução de Tombamento: Resolução 05 de 19/01/1987 e Resolução 56 de 13/12/2000
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: inscrição nº 263, p. 69, 23/1/1987
Publicação do Diário Oficial