Localização: Avenida Barão de Rio Branco, Rua Acácio e Silva, Rua Rodrigues Alves (continuação Avenida Guanabara), Praça dos Estudantes (Praça da Estação), Rua Guaraçaí (ou Rua Vereador Manoel T. de Freitas) e Rua Dom Bosco (continuação da Rua Acácio e Silva), s/ nº
O Conjunto da Estação Ferroviária de Andradina compreende o perímetro que inicia na Avenida Barão de Rio Branco na esquina com a Rua Acácio e Silva, no sentido sudeste; deflete a sudoeste na passagem de nível sobre os trilhos da Rua Rodrigues Alves (continuação Avenida Guanabara), contornando a Praça dos Estudantes (Praça da Estação); deflete a noroeste na Rua Guaraçaí (ou Rua Vereador Manoel T. de Freitas); deflete a nordeste na Rua Dom Bosco (continuação da Rua Acácio e Silva) e segue até o ponto inicial, conformando o perímetro.
O Conjunto da Estação Ferroviária de Andradina foi implantado ao longo da Variante de Jupiá da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil – EFNOB, idealizada pelo governo brasileiro como ligação estratégica entre o litoral e o Mato Grosso, com fins estratégicos militares, políticos e econômicos. A EFNOB ensejou em Bauru a formação do maior entroncamento ferroviário da América do Sul, e ao sul do Rio Tietê, a especulação de terras e desenvolvimento econômico. A Estação de Andradina foi responsável pela fundação de fato da cidade e possui grande valor simbólico para a população local. Sua tipologia representa uma das adotadas pela EFNOB, agregando num único edifício diferentes funções para passageiros e cargas, formando um conjunto composto ainda pela praça de acesso.
Fonte Processo de Tombamento
Número do Processo: 30215/92
Resolução de Tombamento: Resolução 42 de 16/07/2012
Livro do Tombo Histórico: inscrição nº 392, p. 113, 17/10/2012
Publicação do Diário Oficial