Localização: Av. General Rondon nº 30 (Edifício) e nº 77 (Casa)
Projeto dos arquitetos Oswaldo Corrêa Gonçalves e Jayme Campello Fonseca Rodrigues, o edifício “Sobre as Ondas” por suas características se configuraria como um dos primeiros exemplares de arquitetura moderna vertical a ser construído no litoral de São Paulo, em 1945. Incorpora características centrais do racionalismo de Le Corbusier – piloti, planta livre, terraço jardim – e a curva, presente em projetos modernistas brasileiros. A curva, aliás, é a própria configuração do edifício, que parece abraçar o mar, e ao mesmo tempo dominar a paisagem. Esta subversão da paisagem à técnica se faz muito presente no discurso modernista.
Destaca-se a construção sobre a formação rochosa que divide as praias de Pitangueiras e Astúrias, onde também se localiza a Casa de Pedra, construída em 1952, cujo projeto de Henrique Cristofani, o “Verona”, (escritório de Gregori Warchavchik) fora encomendado pelo mesmo idealizador do Edifício Sobre as Ondas, Roberto Braga.
A Casa de Pedra utilizou as rochas como parede e apoio estrutural, que afloram na área interna da casa sejam como parede, seja como banheira. Possui linguagem típica da arquitetura moderna como lajes planas, elementos geométricos e amplo emprego de ferro e vidro.
Ambas as edificações são revestidas externamente com pastilhas e constituem elementos indissociáveis e marcantes na paisagem do litoral do Guarujá.
Fonte Processo de Tombamento
Número do Processo: 39297/99 e 63106/10
Resolução de Tombamento: Resolução 44 de 05/07/2013
Livro do Tombo Histórico: inscrição nº 403, pgs. 118 e 119
Publicação do Diário Oficial