Conjunto de Imóveis e Logradouros

Localização: Centro – Araraquara

A Capela de São Bento foi construída em 1805 e ao seu redor floresceu o povoado de São Bento de Araraquara. Em 1817, tornou-se distrito e, em 1889, foi elevada à categoria de cidade. O desenvolvimento de Araraquara aconteceu somente no final do século XIX com a chegada da ferrovia e a introdução de imigrantes na lavoura de café. Nas primeiras décadas do século 20, a prefeitura remodelou e construiu logradouros e edifícios públicos que formam um conjunto expressivo no âmbito da arquitetura eclética paulista. A Praça da Matriz, a Esplanada das Rosas, o Clube Araraquarense e o Hotel Municipal foram projetados pelo engenheiro-arquiteto Alexandre Ribeiro Marcondes Machado. Os demais bens integrantes do conjunto são a Casa da Cultura, inicialmente utilizada como estabelecimento de ensino, o edifício da Câmara Municipal e as praças Santos Dumont e da Independência, antigo Jardim Público.

Número do Processo:  28687/91

Resolução de Tombamento:  Resolução 42 de 02/04/1998